‘Causas sociais têm papel importante na sociedade’, diz presidente do Boticário

Para Fernando Modé, diversidade é o único caminho para a real inovação

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Por Fernando Scheller
2 min de leitura

Fernando Modé, presidente do Grupo Boticário, diz que a estratégia de diversidade da empresa inclui temas como equidade racial, de gênero e de pessoas com deficiência, além de apoio à causa LGBTQIA+. "Sabemos a influência que a indústria da beleza exerce no imaginário dos consumidores e acreditamos que esse impacto precisa ser real e positivo", diz ele. Confira os melhores momentos da entrevista.  

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Como respeitar a diversidade ajuda o negócio? 

A gente acredita que a diversidade é o único caminho para a real inovação. As perspectivas de diferentes vivências tornam todas as nossas entregas mais completas. A licença parental para todos os nossos colaboradores é um bom exemplo de como os aprendizados internos se tornam ações: a implementação da iniciativa era avaliada há dois anos, mas ganhou um estímulo extra do Grupo de Afinidade Lado a Lado, que atua na frente de equidade de gênero.

O que mais compõe a política da empresa para a questão da diversidade? 

Além da questão LGBTQIA+, completam nossa estratégia (de diversidade) os temas equidade racial, de gênero e de pessoas com deficiência. Além do nosso time de diversidade e pessoas, nessa jornada também contamos com a colaboração dos grupos de afinidade – equipes voluntárias dos nossos próprios colaboradores. Sabemos a influência que a indústria da beleza exerce no imaginário dos consumidores e acreditamos que esse impacto precisa ser real e positivo. 

Modé: licença parental a todos os funcionários Foto: Boticário/Divulgação

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A empresa acredita que, de forma geral, o meio corporativo deve se posicionar sobre essa e outras causas sociais?

O Grupo Boticário foi pioneiro em se posicionar sobre causas socioambientais. Nossa história de 44 anos sempre esteve muito conectada com o humano e com o sustentável.

Como viu o caso envolvendo o PL 504, recebido pelo mercado como ameaça à diversidade? 

Acreditamos que as causas sociais têm um papel muito importante na transformação da sociedade. Abraçar os movimentos que falam de diversidade, representatividade e inclusão não é novidade para nós. Ao longo dos anos, protagonizamos movimentos e discussões relevantes sobre o tema. Um deles foi a campanha de Dia dos Namorados da marca O Boticário lançada em 2015, em que retratamos diferentes tipos de casais. Em 2020, abandonamos o uso do termo Black Friday. Mais recentemente, em abril, estendemos a licença parental de 120 dias a todos os nossos colaboradores. Certamente, a movimentação nas redes e o endosso de grandes marcas contra a PL 504 influenciaram na revisão do teor da proposta.