Banco Central da Argentina/AFP
Banco Central da Argentina/AFP

Cédula de 500 pesos começa a circular na Argentina

País lança nota com o valor mais alto em circulação em meio à escalada da inflação; em maio, indicador subiu 4,2%

O Estado de S.Paulo

01 Julho 2016 | 16h37

O Banco Central da Argentina colocou em circulação a cédula de 500 pesos argentinos. A nota, que começou a ser distribuída na quinta-feira, 30, passa a ser a de maior valor em circulação.

Segundo os últimos dados oficiais do país, a inflação na Argentina avançou 4,2% somente entre os meses de abril e maio. Os dados foram os primeiros a serem divulgados no governo de Mauricio Macri, que tomou medidas duras de aperto fiscal desde que assumiu a presidência, em dezembro do ano passado. Até junho, a alta de preços no país era estimada por consultorias especializadas e, ao ano, estava na casa dos 40%.

A cédula terá a imagem de um jaguar e é a primeira de uma série que representa a fauna do país. Feita com fibra de algodão, a nota foi apresentada em uma cerimônia realizada na última quarta-feira, 29, no Museu do Banco Central da Argentina.

Em nota, a autoridade monetária argentina afirmou que a cédula facilitará o abastecimento de caixas eletrônicos e reduzirá os custos e o tempo de distribuição das notas. /COM AGÊNCIA BRASIL

Mais conteúdo sobre:
Argentina

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.