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Central de atendimento da Anatel ganha novo número

Por Gerusa Marques
Atualização:

A partir da próxima segunda-feira, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) terá um novo número de telefone - o 133 - para receber reclamações, denúncias e sugestões sobre a atuação das empresas de telecomunicações e sobre o trabalho da Anatel. O 133 substituirá o 0800-332001, utilizado hoje como central de atendimento. Segundo a Anatel, a troca do telefone para um número de três dígitos facilita o contato do consumidor com a agência, já que este telefone é mais fácil de ser memorizado e digitado. A Anatel informa também que, durante 90 dias, quem discar o número antigo ouvirá uma gravação sobre a mudança e terá a ligação encaminhada para o 133. A central de atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20 horas, e o serviço continua gratuito. O consumidor que quiser registrar queixas deve, primeiro, entrar em contato com a prestadora e, se não conseguir resolver o problema, procurar a Anatel. O ideal é que o consumidor, na hora de fazer a reclamação na Anatel, tenha em mãos o número do protocolo fornecido pela operadora. A agência explica que esse procedimento torna mais ágil sua atuação. A Anatel ressalta que o consumidor será atendido pela agência mesmo não tendo o número do protocolo, mas a demanda levará um tempo maior para ser atendida. A Anatel, segundo sua assessoria, recebe cerca de 400 mil demandas por mês sobre os diversos serviços de telecomunicações, incluindo telefonia fixa, celular e TV por assinatura. Deste total, de 25% a 30% são reclamações. Ainda segundo a agência, de outubro de 2007 a outubro de 2008, a Anatel resolveu 97% das demandas, sendo que 73% foram resolvidas em cinco dias úteis. Além de ligar para Anatel, o consumidor pode reclamar também pelo portal da agência, no endereço www.anatel.gov.br, clicando em Espaço do Cidadão e em seguida em Principais Serviços.

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