PUBLICIDADE

Cepal prevê queda de 1,7% no PIB da América Latina em 2009

Comissão prevê, porém, que recuperação na região pode começar já no segundo semestre deste ano

Por Marina Guimarães e da Agência Estado
Atualização:

O Produto Interno Bruto da América Latina e Caribe pode cair 1,7% em 2009, resultado da forte retração da demanda, interna e externa, no quarto trimestre de 2008 e no primeiro trimestre de 2009, segundo estimativas da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). A Cepal, porém, estima que a recuperação das economias na região pode começar no segundo semestre de 2009, "embora partindo de níveis muito inferiores aos registrados no primeiro semestre de 2008".

 

Veja também:

PUBLICIDADE

 

Apesar do retrocesso, os analistas da Cepal destacam que, diferentemente de crises anteriores, a atual encontrou os países menos endividados, com mais reservas internacionais, e os sistemas financeiros regionais apresentam um grau de exposição externa relativamente baixo. Neste sentido, "os problemas financeiros não são os que estão afetando a região mais rapidamente e com maior profundidade na atual crise mundial", ressalta a análise, explicando que os impactos mais fortes proveem do canal real: "uma significativa redução dos fluxos de comércio internacional, uma deterioração dos termos de intercâmbio e uma diminuição das remessas".

 

A Cepal destaca que estes elementos mencionados são os que impulsionaram o crescimento regional nos últimos anos. No cenário de retração destes elementos, continua a Cepal, ainda somou-se "a elevada incerteza sobre o desenvolvimento da crise e a deterioração nas expectativas sobre a recuperação das economias". Posteriormente, "se somaram os efeitos que a propagação do vírus da influenza humana terá na atividade econômica de alguns países, especialmente no desempenho de setores como o turismo, já afetado pela retração no fluxo de turistas provenientes de países desenvolvidos", observa.

 

Esta análise faz parte do Estudo Econômico da América Latina e Caribe 2008-2009 que a Cepal vai divulgar no próximo 15 de julho, contendo detalhes sobre a evolução econômica regional e de cada um dos países.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.