Cervejarias investem na temporada de verão

Uma roda-gigante com 12 metros de altura e tecnologia alemã, que ficará no Forte de Copacabana (RJ) entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro com a assinatura da Skol, marca líder do mercado de cerveja; e a estréia, na semana passada, em bares paulistanos, dos "stand up comedies? - aqueles shows rápidos com comediantes em pé e sozinhos diante da platéia -, marcam este ano a inovação da temporada de verão de caça ao bebedor de cerveja. A corrida das cervejarias se dá não apenas pelas elevadas temperaturas do período e pela concentração de datas festivas, que favorecem o consumo da bebida. Essa temporada, que se estende por três ou quatro meses, dependendo da data em que cai o carnaval a cada ano, responde por 40% do volume total de cerveja vendido no País. Este ano, o consumo deve superar com folga os 10 bilhões de litros, marco histórico dessa indústria, que permaneceu por quase dez anos, até 2005, estagnada em 8 bilhões de litros ao ano. Os quatro maiores fabricantes - AmBev (68,2% de participação de mercado), Schincariol (11,8%), Petrópolis (8,5%) e Femsa (7,4%) - esmeram-se em ações de marketing para disputar a atenção do consumidor em meio a tanta oferta de rótulos nas prateleiras.Na guerra pela conquista dos consumidores, a Schincariol saiu antes com suas campanhas e ações de verão. Preparou quatro filmes publicitários, a cargo da agência Young & Rubicam. E, para mostrar a disposição de brigar por espaço, a Schincariol será a ?cerveja oficial? de quatro das maiores festas de carnaval do País: Rio (sambódromo), Recife (Galo da Madrugada), Salvador e Olinda - esse último é considerado uma vitória, já que, por 12 anos, foi patrocinado pela Antarctica, da rival AmBev. A Antarctica, que vem assumindo o papel de marca de combate, ou seja a que concorre em preços mais baixos, está fora das ações de verão este ano. Segue com sua campanha da série ?Bar da Boa?, protagonizada pela atriz Juliana Paes. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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