Chile inaugura 1º posto de carga para carros elétricos na AL

Com a estreia, sobe para nove o total de países no mundo com postos de recarga elétrica

Renato Martins, da Agência Estado,

20 de abril de 2011 | 17h40

O Chile inaugurou nesta quarta-feira seu primeiro posto de reabastecimento de carga rápida para carros elétricos. É o primeiro posto desse tipo na América Latina.

Com isso, o Chile se junta ao pequeno grupo de países que têm postos de recarga para carros elétricos. O grupo é liderado pelo Japão, que já tem 600 postos, e integrado também por EUA, Reino Unido, Suécia, Bélgica, Hong Kong, Espanha e Portugal, com um total de 41 postos entre eles.

"No dia em que pudermos usar essa tecnologia em quantidades massivas, estaremos dando um salto à frente na proteção ao meio ambiente, na redução da poluição em nossas cidades e na melhora das condições de vida da população", disse o presidente chileno, Sebastián Piñera, durante a cerimônia de inauguração.

O posto de recarga elétrica está localizado em um posto de combustíveis da Petrobrás em Santiago. Ele é capaz de levar um carro elétrico a 80% de sua capacidade em apenas meia hora, dando ao veículo uma autonomia de 130 km. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.