Chile: indústria e varejo crescem em abril

A indústria e o setor de varejo do Chile cresceram no mês de abril na comparação com igual período do ano passado. A produção industrial aumentou em ritmo suave, impulsionado por ganhos nos setores de manufaturados e concessionárias públicas. Já o varejo observou crescimento mais robusto, estimulado pela venda de automóveis, informou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) do governo.

SÍLVIA VOLPINI, ESPECIAL PARA A AGÊNCIA ESTADO, Agencia Estado

30 de maio de 2013 | 12h49

O setor de indústria chileno cresceu 1,5% em abril, na comparação com igual mês de 2012. Nos quatro primeiros meses do ano, a produção industrial cresceu 2,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

O índice que mede o crescimento industrial engloba concessionárias públicas, produção de bens manufaturados e mineração. A produção de manufaturas aumentou 3,4% em abril na comparação com igual período do ano passado, e 1,2% até agora neste ano. O setor de eletricidade, gás e água cresceu 4,2% em relação ao ano passado e 2,4% durante os primeiros quatro meses de 2013, quando comparado a um ano atrás.

A mineração, por sua vez, recuou 0,7% em abril em relação ao mesmo mês de 2012. O vilão foi a produção de cobre, principal produto de exportação do país, que teve um recuo anual de 1,2%. Apesar disso, o setor de mineração observou um aumento de 4,3% entre janeiro e abril, frente ao primeiro quadrimestre de 2012. A produção de cobre é responsável por 60% das exportações do Chile e cerca de 15% do produto interno bruto.

O INE disse ainda que as vendas no varejo tiveram crescimento anual de 11,2% em abril, devido em parte a um salto de 28% nas vendas de automóveis. As vendas dos supermercados subiram 1,3% no mesmo mês, a menor taxa de crescimento observada em abril nos últimos quatro anos, informou o instituto de estatística chileno.As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Chileindústriavarejo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.