carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

China acusa Rio Tinto por danos econômicos ao país

As autoridades do serviço secreto da China acusam a mineradora anglo-australiana Rio Tinto de provocar danos aos interesses econômicos do país por seis anos. "Uma grande quantidade de dados da indústria do aço foi encontrada nos computadores da Rio Tinto. Isso mostra claramente que esses espiões comerciais forçaram as usinas de aço locais a pagar perto de 700 bilhões de yuan a mais nos últimos seis anos pelo minério", informa a China Secrecy On-line em sua página na internet sem citar fontes.

AE, Agencia Estado

09 de agosto de 2009 | 10h13

Quatro funcionários da equipe da Rio Tinto foram detidos por autoridades do serviço secreto da China em 5 de julho, acusados de terem roubado segredos de estado relacionados com as negociações sobre o preço do minério de ferro.

Os chineses passaram a integrar as negociações internacionais sobre o preço do minério de ferro em 2003. E, com o suporte das fortes exigências da China, os preços do minério subiram 400% desde então.

A China, maior importador de minério de ferro do mundo, ainda não atingiu um consenso sobre as negociações anuais com seus principais fornecedores, incluindo a Rio Tinto, enquanto o país tenta conseguir uma redução de preço maior neste ano. As informações são da agência Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
ChinaRio Tinto

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.