China está reavaliando sua posição em dívidas em euro

Representantes do governo chinês estão preocupados com a exposição do país aos mercados de Grécia, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha

Renato Martins, da Agência Estado,

26 de maio de 2010 | 16h07

A China está reavaliando sua posição em dívida dos países da zona do euro, informa o Financial Times. Sem citar fontes, o jornal diz que representantes da Administração Estatal de Câmbio, gestora das reservas internacionais da China sob supervisão do Banco Central do país, têm se reunido com funcionários de bancos estrangeiros em Pequim para discutir essa questão.

Os representantes do governo chinês têm mostrado preocupação com a exposição do país aos mercados de Grécia, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha. "Esta é uma grande mudança estratégica. No ano passado, os chineses estavam tentando reduzir sua exposição a ativos em dólar para comprar ativos da zona do euro. É uma reversão completa", disse um investidor citado pelo jornal. Procurado, um porta-voz da Administração Estatal de Câmbio da China recusou-se a fazer comentários. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
ChinaeurocrisedívidaGréciaportugal

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.