PUBLICIDADE

Publicidade

China estuda nova bolsa similar à Nasdaq para empresas pequenas

Ideia é ajudar as companhias menores a levantar recursos para facilitar o financiamento 

Por Clarissa Mangueira e da Agência Estado
Atualização:

XANGAI - A China está considerando lançar uma nova bolsa, no estilo da Nasdaq, para ajudar as companhias do país menores a levantar recursos para facilitar o financiamento, disseram duas fontes com conhecimento da situação.

PUBLICIDADE

A nova bolsa, que deverá ser localizada em Pequim, será baseada no sistema de marcação a mercado, afirmaram as fontes. Os sistemas de marcação a mercado dependem das corretoras para partilhar a negociação de ações - ao contrário de mercados de leilão contínuos onde as transações são realizadas em uma troca. O Nasdaq é o principal exemplo, com mais de 500 corretoras e comerciantes que agem como traders de mercado.

"A planejada bolsa é parte dos esforços da China para estabelecer um sistema de mercado de balcão", afirmou uma das fontes, acrescentando que o prazo do projeto ainda não foi decidido.

A bolsa centrará foco em companhias de tecnologia pequenas. As dificuldades que elas têm tido para levantar recursos em um cenário monetário apertado é o estímulo para o novo sistema. Os pré-requisitos não serão tão rigorosos como as existentes para as bolsas em Xangai e em Shenzhen. As informações são da Dow Jones. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.