Juros

E-Investidor: Esperado, novo corte da Selic deve acelerar troca da renda fixa por variável

China pode ampliar recursos do FMI, diz vice-presidente do BC

Às vésperas da reunião do G-20, EUA e UE defendem que nações emergentes tenham maior poder no fundo

Clarissa Mangueira, Agência Estado

23 de março de 2009 | 09h08

A China está avaliando uma proposta dos Estados Unidos para expandir os recursos para empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse hoje a vice-presidente do Banco do Povo da China (PBOC, o banco central do país), Hu Xiaolian.

Veja também:

especialDe olho nos sintomas da crise econômica 

especialDicionário da crise 

especialLições de 29

especialComo o mundo reage à crise 

 No começo do mês, o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, propôs que as nações do G-20 ajudem a expandir o fundo para empréstimos emergenciais do FMI para até US$ 500 bilhões.

Na semana passada, a União Europeia sinalizou que deve propor em Londres uma maior participação de Brasil, China e Índia no FMI e no Banco Mundial.

As necessidades de financiamento do FMI são urgentes, ressaltou Hu, acrescentando que a reforma das cotas do Fundo levará tempo. Segundo ela, o FMI poderia levantar fundos rapidamente por meio da emissão de títulos.

As declarações foram feitas durante um comunicado à imprensa sobre a reunião de líderes do G-20, que ocorrerá na próxima semana, em Londres.

Hu disse que o FMI deveria reforçar seu monitoramento das nações que emitem moedas usadas como reservas cambiais e que as instituições financeiras mundiais deveriam tornar o processo de escolha de líderes mais justo.

O vice-Ministro de Relações Exteriores chinês, He Yafei, disse no mesmo comunicado que a China espera ver um calendário e metas concretas para a reforma das instituições financeiras globais. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
ChinaemergentesG-20criseFMI

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.