China supera Japão e já é 2ª economia, diz autoridade

O Produto Interno Bruto (PIB) da China somou mais de 39 trilhões de yuans (US$ 5,9 trilhões) no ano passado, o que representa 8,5% do crescimento global, superando o Japão como a segunda maior economia do mundo. A informação foi dada hoje pelo vice-diretor do comitê de finanças e economia da China, Yin Zhongqing.

CLARISSA MANGUEIRA, Agencia Estado

18 de janeiro de 2011 | 09h11

O PIB chinês cresceu provavelmente 9,2% no quarto trimestre de 2010, em comparação com o mesmo período do ano anterior, desacelerando em relação à expansão de 9,6% no terceiro trimestre, de acordo com a média das previsões de 13 economistas. Em 2010, a economia da China teria crescido 10,1%, superando a alta da 9,2% em 2009.

Zhongqing disse, durante um fórum, que o yuan passa por uma forte pressão de valorização e que a China enfrenta desafios provenientes dos fluxos de capital especulativo. Ele acrescentou que os Estados Unidos estão usando o enfraquecimento do dólar para reduzir sua dívida externa.

Dados oficiais, previstos para serem divulgados na próxima quinta-feira, devem mostrar que a inflação recuou em dezembro no país, com o governo chinês intensificando seus esforços de aperto monetário. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
ChinaPIBcrescimentoJapãoinflação

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.