Reuters
Reuters

China supera Japão e já é a 2ª maior economia do mundo, diz vice-presidente do BC chinês

Yi Gang não justificou, porém, como chegou a essa conclusão; ele também previu que país deve crescer mais de 9% neste ano

Economia & Negócios,

30 de julho de 2010 | 07h36

A China tirou do Japão o posto de segunda maior economia do mundo, em resultado de três décadas de forte crescimento, afirmou Yi Gang, um dos vice-presidentes do Banco do Povo da China (PBOC, o banco central do país), em uma entrevista publicada no site do órgão regulador de câmbio externo do país.

"A China já é agora, de fato, a segunda maior economia do mundo", disse Yi Gang. Ele não justificou, porém, como chegou a essa conclusão. Vem sendo bastante antecipado que a China vai ultrapassar o PIB do Japão neste ano em termos nominais, mas em termos de paridade de poder de compra o país já é a segunda maior economia do mundo.

A China cresceu 11,1% no primeiro semestre de 2010 sobre igual período do ano passado. SegundoYi Gang, a economia da China vai escapar de uma nova desaceleração e registrar um crescimento de mais de 9% neste ano.

A expansão do país vem registrando uma média anual de mais de 9,5% desde que adotou reformas de mercado em 1978. 

Dependendo de quão rápido o câmbio suba, a China caminha para superar também os Estados Unidos e liderar o ranking global por volta de 2025, de acordo com projeções do Banco Mundial, do Goldman Sachs e de outros economistas.

Yi Gang também acrescentou que o país deve manter a política de diversificar a composição de suas reservas internacionais.

(Com informações de Agências Internacionais)

Tudo o que sabemos sobre:
chinajapãoeconomiacrescimento

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.