carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

China vai abrir setor de mineração ao investidor externo

A China vai abrir sua indústria de mineração para investidores estrangeiros e espera que seus governos retribuam, afirmou o vice-ministro de Terras e Recursos chinês, Wang Min. Durante a Conferência de Mineração da China, Wang ecoou críticas feitas às mineradoras anglo-australianas BHP Billiton e Rio Tinto em relação a uma proposta de joint venture e à atual negociação sobre os preços de referência do minério de ferro.

DANIELLE CHAVES, Agencia Estado

20 de outubro de 2009 | 11h31

A autoridade pediu que outras nações criem oportunidades de investimento em que haja ganhos para todas as partes e uma reforma do sistema de preços para o setor de mineração global. Wang não mencionou produtos de mineração específicos, mas seus comentários se ajustaram bem às preocupações das siderúrgicas chinesas, que estão tentando obter profundos cortes nos preços do minério de ferro das mineradoras globais.

A proposta de investimento da Aluminum Corp. of China (Chinalco) para adquirir US$ 19,5 bilhões em ativos da Rio Tinto que entrou em colapso em junho deste ano provocou acusações de que a Austrália não está aberta a grandes investimentos chineses. A China é o maior comprador de minério de ferro do mundo.

Wang também afirmou que a China tem agora cerca de 13 bilhões de yuans (US$ 1,9 bilhão) em um fundo para estimular a mineração doméstica. "Até agora, nós já investimos cerca de 1,5 bilhão de yuans em 191 projetos", afirmou. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Chinamineraçãoabertura

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.