Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Chrome supera Internet Explorer pela primeira vez

Navegador do Google ficou à frente do browser da Microsoft no domingo, mas, no dia seguinte, voltou ao segundo lugar

HELSINQUE, O Estado de S.Paulo

22 de março de 2012 | 03h07

O navegador Chrome, do Google, superou o Internet Explorer, da Microsoft, e se tornou o líder global pela primeira vez no último domingo, segundo dados divulgados ontem pela empresa StatCounter.

"Apesar de ter acontecido em apenas um dia, isso é um marco", disse Aodhan Cullen, presidente da StatCounter. "Nos finais de semana, quando as pessoas estão livres para escolher que browser querem usar, muitas delas estão selecionando o Chrome em vez do Internet Explorer."

Em 18 de março, o Chrome teve um índice de utilização de 32,7%, enquanto o IE teve participação de 32,5%. Quando as pessoas retornaram ao trabalho na segunda-feira, a fatia do navegador da Microsoft aumentou para 35%, enquanto a do Chrome recuou para 30%.

"Ainda não está claro se o Chrome poderá assumir a liderança na guerra de browsers no longo prazo", disse Culler. "Entretanto, a tendência em direção ao uso do Chrome no fim de semana é inegável."

Avanço. Em termos mensais, a participação do Chrome subiu para 31% em março até agora, ante os 17% de um ano atrás. Enquanto isso, o IE recuou de 45% para 35%.

A participação de mercado do Firefox, que é popular na Europa, é de cerca de 25% no mundo. O browser Safari, da Apple, está em um distante quarto lugar, com participação de 7%, e o Opera aparece em seguida, com 2%.

As estatísticas da StatCounter são baseadas em dados agregados de mais de 3 milhões de sites, com uma amostra de mais de 15 bilhões de visualizações de páginas por mês. / REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.