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Ciclos de alta da Selic devem impactar financiamento imobiliário em 2022

Bancos devem repassar reajuste dos juros ao consumidor de imóveis a partir do segundo trimestre deste ano

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Por Loft
Atualização:
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O mercado imobiliário brasileiro, que sofreu ligeira estagnação no primeiro semestre de 2020 em função da pandemia, não encontrou acomodação. Com o isolamento social, a procura pelo lar ideal que pudesse abrigar a família, a escola a distância e o trabalho remoto aqueceu a oferta e a demanda já no segundo semestre de 2020. E, de acordo com estimativa da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), o Valor Geral de Vendas (VGV) encerrou 2021 em R$ 99 bilhões no País, o que representa crescimento de 12% em relação ao ano anterior.

No entanto, novas altas da Selic devem impactar o setor impactar o setor em 2022. Na última reunião do Copom em 2021, a taxa básica de juros foi atualizada para 9,25% ao ano, e a expectativa é que continue subindo, a fim de frear a inflação. “A gente já tem visto alguns bancos se adequando, e com certeza essa alta vai impactar o mercado. Não perca a oportunidade, a hora é agora. Se você está postergando a decisão, aproveite o momento econômico do mercado, que ainda está favorável”, afirma Ana Romeo, líder de Produto da Loft, plataforma digital que usa tecnologia para simplificar a transação de imóveis. “Até o primeiro trimestre deste ano ainda é o momento mais favorável possível para vender ou comprar um imóvel. Depois disso fica muito difícil prever, mas ainda não estamos vendo retração de demanda.”

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Planos de expansão

Em 2021, a empresa registrou aumento de dez vezes no número de visitas mensais aos apartamentos ofertados, e o tráfego no site cresceu 200% ao longo de 2021. A plataforma acaba de chegar a Belo Horizonte, terceira grande cidade depois de São Paulo e Rio de Janeiro. “Sem dúvida nenhuma, neste ano um dos nossos principais pilares de trabalho é a expansão. Queremos estar em mais lugares do Brasil e oferecer essa experiência para mais pessoas”, completa Romeo.

Para Jardel Cardoso, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Loft, a segunda fase do projeto de consolidação da Loft como o maior marketplace do mercado imobiliário, trazendo as imobiliárias para o foco dessa construção, é essencial para impulsionar o crescimento de longo prazo e fortalecer o relacionamento com os canais de atendimento ao cliente de maneira inovadora, tanto na adoção de novas tecnologias quanto no modelo de negócio.

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“Na Loft, uma imobiliária parceira pode ficar com até 90% do comissionamento, além de não pagar nada para listar seu imóvel conosco. É o que chamamos de Win Together. Todos ganham numa transação”, explica.

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Nunca é só um apartamento

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Pensando em facilitar a vida do vendedor e do comprador em um momento tão importante, a Loft desenvolveu produtos e serviços que apoiam a tomada de decisão, que envolve expectativas, sonhos e planejamento financeiro, oferecendo suporte às pessoas por meio de dados, para que possam tomar a melhor decisão. Segundo Romeo, o importante na atuação da empresa é “a ideia de que nunca é só um apartamento. Essa jornada está muito relacionada ao momento de vida das pessoas. Tentamos sempre entender quais são as motivações que levam à negociação do imóvel e oferecer suporte para essa decisão”. Para isso, a empresa aposta na humanização do atendimento e na interlocução. O apoio inclui fotógrafos, tour virtual, conteúdo específico, tecnologia para assinatura digital de contrato e até mesmo auxílio para encontrar as melhores condições de financiamento por meio da LoftCred e da CredHome.

Tanto quem vende quanto quem compra pode acompanhar a jornada, saber qual é o próximo passo e o que é necessário providenciar, com total transparência. “Nesses três anos da Loft o aprendizado que fica é de que nunca é só uma negociação, principalmente num país onde existem 50 mil imobiliárias e 500 mil corretores. Na garantia locatícia, por exemplo, ficamos com o cliente durante toda a vida do contrato, sempre pensando de que maneira podemos ajudar, desenvolvendo tecnologias e lançando novos produtos para atender o maior número possível de clientes, imobiliárias e profissionais do mercado imobiliário", conclui Cardoso. O momento de comprar e/ou vender é agora.

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