Cinco passos para se aposentar
Imagem Fábio Gallo
Colunista
Fábio Gallo
Conteúdo Exclusivo para Assinante

Cinco passos para se aposentar

Neste sétimo texto da série 'Como Investir', alguns cuidados para planejar a velhice

Fabio Gallo, O Estado de S. Paulo

07 de outubro de 2014 | 09h29

Na segunda-feira passada, 29, o portal Economia & Negócios do Estado iniciou uma série de artigos sobre como começar a investir. O sétimo artigo da série "Como Investir" é endereçado a quem está atrás de bem-estar na velhice. Desta vez, neste sétimo artigo, você confere cinco passos quem procura maior bem-estar na velhice. Afinal, quem não pensa em um dia parar de trabalhar, fazer só o que gosta e ainda por cima receber um salário?

1º Passo: Planejar a aposentadoria

Você trabalhou a vida inteira, agora é hora de aproveitar. Aposentar-se é um novo momento da vida. Significa ter tempo para fazer o que quiser: aproveitar a vida, viajar, visitar netos, etc. No entanto, não há almoço grátis. Tudo tem um preço. Você tem que começar a se preparar para poder se aposentar e usufruir com tranquilidade desse novo momento de sua vida.

2º Passo: Começar a poupar o quanto antes

Isso só depende de você. Ninguém mais pode dizer o que faz você feliz. Mas há um preço para encontrar a felicidade. Você deve aumentar sua poupança e reduzir despesas. Quanto mais cedo você começar, mais tempo haverá para o seu dinheiro crescer. Ponha o tempo ao seu favor. Mas, lembre-se: nunca é tarde para começar.

Comece já, qualquer que seja o tempo que falta para a sua aposentadoria.

3º Passo: Botar tudo no papel

Há uma série de despesas que serão eliminadas ou reduzidas quando você se aposentar. Outras vão aumentar. Planeje sua aposentadoria estimando corretamente quanto vai ser necessário para viver da forma como você deseja.

Ter cuidado com "regras mágicas", como a dos 70%. É aquela que diz que quando aposentados nós precisamos somente de 70% da renda que tínhamos quando estávamos no campo de trabalho. Há diferentes fases na vida de aposentados. Aos 60 anos? Uma primeira fase onde você será mais ativo. Após 70? Na segunda fase, os gastos com lazer devem diminuir, pois a sua disposição e forma física já não são as mesmas. A terceira fase é aquela onde os gastos com saúde crescem bastante.

Veja então que as contas não são tão simples como você imaginou. Algumas despesas aumentam, outras diminuem...

4º Passo: Saber como você quer viver seus últimos dias

Antes de fazer qualquer cálculo, defina qual é o estilo de vida que você quer ter ao se aposentar. É dele que depende a quantia de que você vai precisar.

Calcule o total necessário para viver a sua aposentadoria. Faça uma lista por grupos de despesas. Estime quanto você vai querer gastar com cada uma delas ao se aposentar. Somando tudo isso, você tem o valor que deverá ter como receita

Faça um plano de sua aposentadoria. Ele não precisa ser perfeito, você pode ir melhorando-o ao longo do tempo. Mas deve ser dedicado ao objetivo específico, que é a sua aposentadoria. Conheça suas necessidades de aposentado, adote um plano de investimentos que atenda aos seus objetivos. E não toque em sua poupança. Considere os conceitos básicos de investimentos e faça muitas perguntas quando for investir. Descubra sobre os benefícios da seguridade e procure os planos empresariais.

5º Passo: Tome alguns cuidados quando mais jovem

Antes de se aposentar, permaneça no jogo o maior tempo possível ou desejado. Viva modestamente. Mantenha o seu orçamento familiar organizado. Livre-se das dívidas e acerte o seu seguro saúde. Diversifique os seus investimentos. Maximize as contribuições a planos de previdência ou fundos de pensão.

Na hora da aposentadoria, uma pergunta sempre surge: quanto você vai viver? Ninguém sabe. Mas algo é certo: se você quiser viver bem, deve se precaver. Continue a ser um investidor ativo, lembre que está na idade d gastos e presentes e realize seus sonhos.

Uma sugestão é fazer duas listinhas: primeiro, o que vai deixar você feliz na aposentadoria. Depois, liste o que fazer quando a hora chegar.

A felicidade é uma “viagem”, não um “destino”. Não há melhor tempo para ser feliz do que agora. Viva e divirta-se nessa fase da vida.

Tudo o que sabemos sobre:
Como investir

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.