Publicidade

Circulação de jornais impressos cai 0,9% no mercado mundial em 2012

Expansão na Ásia e estabilidade na América Latina compensaram retração na América do Norte

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

BANGKOK - A circulação de jornais em todo o mundo caiu 0,9% em 2012, como perdas na América do Norte e outras regiões quase completamente compensadas por ganhos na Ásia, de acordo com o mais recente levantamento da Associação Mundial de Jornais e Publishers.

PUBLICIDADE

O levantamento inclui dados de mais de 90% do mercado mundial de jornais. O estudo mostra que mais da metade dos adultos no mundo lê  jornais diários: 2,5 bilhões leem notícias na versão impressa e 600 milhões na versão digital. A queda da receita publicitária foi de 2% em relação ao anterior e de 22% em comparação a 2008.

Os dados mostram que as receitas de publicidade em jornais caíram a uma taxa mais rápida do que a circulação global. Isso ocorreu principalmente devido a perdas mais rápidas nos EUA, onde a publicidade impressa caiu 42% em relação a 2008, o que representa três quartos das perdas globais. Os pesquisadores atribuem esse grande declínio à "tradicional elevada dependência de anúncios classificados", que já migraram online.

O diretor de jornalismo do Grupo RBS, Marcelo Rech, foi eleito vice-presidente do Fórum Mundial de Editores (WEF). Erik Bjerager, editor-chefe e diretor do diário nacional dinamarquês Kristeligt Dagblad, foi reeleito presidente da aorganização.

A eleição, para um mandato de dois anos, ocorreu durante a Assembleia Geral Anual do WEF em Bangkok, Tailândia.

Em 1994, Bjerager tornou-se editor-chefe do Kristeligt Dagblad. Um ano depois, assumiu o cargo de diretor executivo do diário, e em 2001 passou a integrar o Conselho do WEF.

O vice-presidente da WEF, Marcelo Rech, já foi diretor-geral da divisão de jornal do grupo gaúcho RBS e editor-chefe do jornal Zero Hora.

Publicidade

Mais de 1.500 profissionais da mídia, entre eles, editores, diretores executivos, jornais e executivos sênior de publicação participaram da reunião de cúpula anual da imprensa em Bangkok.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.