Um escritório sempre a serviço do devedor Juliana Bumachar representa a terceira geração do Bumachar Advogados Associados, escritório carioca especializado em recuperação judicial e falências. E dono de uma particularidade: só aceita como clientes as empresas devedoras. Após as eleições presidenciais, a advogada de 36 anos, que comanda o escritório, viu o seu trabalho aumentar exponencialmente. "Várias das empresas que haviam apenas nos consultado na primeira metade do ano estão voltando decididas a entrar com o pedido de recuperação judicial", afirma Juliana. Só neste fim de ano, a empresa já entrou com quatro processos de recuperação judicial. Por que um escritório especializado na ponta devedora? Com esse posicionamento, não há conflito. Seria difícil estar em um dia representando um devedor e, no dia seguinte, um credor. Atender apenas a uma das pontas facilita as relações e diminui os conflitos de teses jurídicas. Há setores mais problemáticos? Setor automotivo, indústria de metais e varejo de moda são alguns deles. Todos esses segmentos estão sendo fortemente afetados pela conjuntura econômica atual: alta do dólar, queda do preço das commodities, retração do consumo e do crédito, além do aumento da inflação. Muito já se criticou a eficiência dos processos de recuperação no País. Isso tem melhorado? Em 2005, com a entrada em vigor da Lei 11.101, de 2005, houve muitos avanços. Ainda há necessidade de aperfeiçoamento, mas a nova legislação tornou possível o acordo entre credor e devedor, permitindo que este possa manter as suas atividades, possibilitando o cumprimento do plano aprovado pelos próprios credores, que receberão seu crédito dentro da capacidade financeira da empresa.