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Citigroup vende operações na Alemanha por US$8 bilhões

Por JOHN O'DONNELL
Atualização:

O Citigroup está vendendo sua divisão de varejo na Alemanha para o francês Credit Mutuel por mais de 8 bilhões de dólares, em estratégia do maior banco dos Estados Unidos para lidar com a crise global dos mercados. O grupo financeiro norte-americano perdeu mais de 15 bilhões de dólares nos últimos seis meses em baixas contábeis vinculadas a hipotecas de alto risco e outros investimentos em títulos de dívida. Mas os problemas do Citigroup podem ser a fortuna do Credit Mutuel. Na maior aquisição da história do grupo, o banco francês vai crescer em relação ao cerne de seus negócios, hipotecas na França, para capturar negócios predominantemente de financiamento ao consumidor na maior economia da Europa. O Citigroup informou que embolsará um ganho após impostos de cerca de 4 bilhões de dólares e que isso melhorará indicador de saúde financeira. "Este é outro passo estratégico em nosso esforço para reorganizar o Citi, fortalecer nossas contas, e nos coloca no caminho para o crescimento futuro", informou o presidente-executivo do Citi, Vikram Pandit. Pandit, que tornou-se presidente-executivo em dezembro, está vendendo suas operações na Alemanha em um momento em que o Citi enfrenta novas pressões sobre seu capital por conta de substanciais novas baixas contábeis no segundo trimestre. As operações do Citi na Alemanha, que englobam empréstimos para tudo desde televisores a automóveis, contribuíram com quase três por cento do lucro global antes de impostos do banco em 2006. Ao abandonar esses negócios, que eram o núcleo de suas operações de varejo na Europa, o Citi está sinalizando com uma significativa mudança de direção. O Citi, que concedeu mais de 10 bilhões de euros em crédito na Alemanha e tem mais de 3,2 milhões de clientes, é o maior nome em financiamento ao consumidor na Alemanha, com uma participação de mercado de quase sete por cento.

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