Claro testa tecnologia 4G em três cidades turísticas

Operadora faz experimentos nas cidades de Campos do Jordão (SP), Paraty e Búzios (RJ); serão oferecidos modems para as pessoas testarem a conexão 

Rodrigo Petry, da Agência Estado,

22 de agosto de 2012 | 12h21

O presidente da Claro, Carlos Zentero, anunciou nesta quarta-feira o início experimental das operações de 4G nas cidades de Campos do Jordão (SP), Paraty e Búzios (RJ). Segundo o executivo, a opção inicial foi por cidades turísticas e há previsão de expansão para as cidades-sede da Copa das Confederações. "Ainda é cedo para anunciar, mas poderemos antecipar a meta de atendimento do 4G às cidades sedes da Copa da Confederações, em abril de 2013", afirmou, em evento em São Paulo.

Segundo Zentero, as operações ainda não serão exploradas comercialmente, em razão de a aquisição das faixas de frequência de 2,5 GHz não ter sido formalizada com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). "Mas a infraestrutura já está pronta", ressaltou. "O objetivo é fazer testes exaustivos, antes de assumir o compromisso de meta de cobertura", completou. A companhia vai oferecer modems para as pessoas testarem o 4G nas cidades em teste.

Nessa primeira fase, a operadora está trabalhando com os seguintes fornecedores: Ericsson em infraestrutura de rede, modems Huawei e aparelhos Motorola, estes em modelo a ser lançado mundialmente em setembro.

Tudo o que sabemos sobre:
4GClarotestes

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.