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ClearSale divulga R$ 849 mil em fraudes evitadas na Black Friday na manhã desta sexta

No total, a data já soma R$ 1 bilhão em compras no comércio eletrônico brasileiro. Os consumidores tem gastado em média R$ 779.

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Por Talita Nascimento
Atualização:

Até às 13h dessa sexta, a Black Friday vendeu cerca R$ 1 bilhão no e-commerce brasileiro, no entanto, R$ 849 mil foram barrados por tentativa de fraude, segundo a ClearSale, plataforma que oferece soluções antifraude na internet.

Os produtos mais procurados, de acordo com a empresa, são celulares e eletrodomésticos, sendo que os consumidores têm gastado, em média, R$ 779,00. A empresa dá conselhos de como não cair nas armadilhas da data de promoções:

Os produtos mais procurados, de acordo com a empresa, são celulares e eletrodomésticos Foto: Freeimages

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Pesquise a reputação da loja antes de realizar a compra. O consumidor pode checar a lista do Procon de sites que devem ser evitados ou sites que avaliam as lojas. Caso não existam avaliações da empresa na internet, o recomendado é evitar efetuar a compra e buscar um outro site de confiança;

Cheque se o site tem a sigla “https” no endereço da Web ou um ícone de cadeado na parte inferior do navegador;

Suspeite se o desconto for muito maior no boleto. É comum que sites falsos tenham preços muito mais baixos para pagamento via boleto, pois é mais difícil para a vítima pedir o estorno. Por isso, o cartão de crédito é uma opção mais segura para fazer compras online;

Procure dados oficiais da empresa como CNPJ, endereço físico e contato. Sites de e-commerce falsos podem não disponibilizar essas informações;

App Confie&Confie. Este aplicativo gratuito alerta o usuário caso seu CPF seja usado em uma transação indevida, permitindo que ele impeça a fraude clicando no botão “Não fui eu”.

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Acesso liberado

Estado vai liberar aos leitores todo o conteúdo de seu portal durante a edição da Black Friday de 2018, que acontece no dia 23 de novembro. A cobertura especial vai começar na meia-noite do dia 23 e permanecerá até 0h01 de 24 de novembro.

Os leitores vão contar com cobertura em tempo real, transmissões ao vivo dos repórteres da editoria de economia e informações exclusivas desta que é a principal temporada de compras do ano no Brasil, atrás apenas do Natal.

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