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Clima de Natal chega mais cedo nos shoppings

Inauguração de decorações natalinas já é feita e estratégia de lojistas e shoppings é antecipar vendas.

Por Agencia Estado
Atualização:

O clima natalino já começa a ser utilizado estrategicamente pelos shoppings a partir deste fim de semana como um atrativo para antecipar as vendas de fim de ano. O Central Plaza Shopping saiu na frente dos concorrentes e hoje inaugura sua decoração de Natal. O Interlagos promete estar decorado a partir do dia 1.° de novembro e outros, como Iguatemi, Center Norte, Light e ABC, nos primeiros dias do mês que vem. "Sair na frente dos outros foi um diferencial que utilizei no ano passado e deu certo. A decoração em outubro é um chamariz de público e, por conseqüência, de vendas", diz o superintendente do Central Plaza, João Carlos Feitosa, com uma expectativa de crescimento de 10% ante o Natal de 2001. O Center Light antecipou a data de estréia de sua decoração natalina da segunda quinzena de novembro no ano passado para o dia 5 do mesmo mês este ano. "É uma tendência do setor, e o esperado é que o público vá antes às compras", justifica a gerente de marketing do shopping, Elizabete Henriques. As previsões de crescimento de vendas de cada shopping são bem variadas e também estão relacionadas ao tempo de existência do empreendimento. Quanto mais novo o shopping, maior a expectativa. O Ibirapuera, por exemplo, espera um crescimento de 8% a 12%. Já o shopping Metrô Santa Cruz, com um ano de existência, um aumento de 25% nas vendas. Mas, na avaliação da Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop), a média de vendas do Natal deve aumentar de 2% a 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Com as vendas represadas, por causa do cenário de incertezas dos últimos meses, o comércio espera novembro e dezembro para recuperar o fôlego. Além de antecipar a chegada do Natal, os shoppings, em geral, estão investindo mais em campanhas promocionais este ano, com o fim do racionamento de energia. Em períodos de vendas mornas, dizem os lojistas, é comum também apostar mais no efeito das campanhas promocionais. O Morumbi, por exemplo, está investindo R$ 4,5 milhões, 30% a mais do que em 2001 para aumentar a iluminação de sua decoração externa. O Iguatemi ampliou pela primeira vez a área decorada de sua praça central para as paredes laterais de oito metros de altura, e seus gastos em campanha devem ser 8% superiores a 2001. Já o Aricanduva vai investir R$ 1,8 milhão com o Natal, cerca de R$ 600 mil a mais do que em 2001, para trazer bonecos da Disney.

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