coluna

Dan Kawa: Separar o ruído do sinal é a única forma de investir corretamente daqui para a frente

CNI: Capacidade da indústria permanece em 70% em março

O nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) em março se manteve em 70%, no mesmo patamar verificado nos dois meses anteriores, revelou a sondagem industrial divulgada nesta quinta-feira, 18, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

RENATA VERÍSSIMO, Agencia Estado

18 de abril de 2013 | 11h28

No entanto, o porcentual está dois pontos porcentuais abaixo do registrado em março de 2012. Apesar disso, a produção industrial no mês passado cresceu em relação a fevereiro. O índice de evolução da produção ficou em 52,9 pontos. Segundo a CNI, é o menor nível para março desde o início da série histórica, em 2010, indicando que o crescimento da atividade industrial em março foi menos intenso e disseminado que no mesmo período em anos anteriores.

O indicador da sondagem industrial varia no intervalo de zero a cem pontos e valores acima de 50 indicam expansão da atividade em relação ao mês anterior. Em janeiro e fevereiro, houve queda na produção, pois os índices estavam abaixo desse patamar.

Já o número de empregados na indústria permaneceu estável em março, com 50,5 pontos, ante 49,8 pontos em fevereiro. Segundo a CNI, essa variação no período não foi suficiente para afastar o indicador da linha divisória de 50.

Em relação aos estoques de produtos finais da indústria também foi registrada uma estabilidade pelo segundo mês consecutivo, com 50,1 pontos. A sondagem mostra ainda que o estoque efetivo em relação ao planejado está ajustado. Segundo a CNI, desde setembro de 2012, os estoques industriais encontram-se em torno do planejado.

Tudo o que sabemos sobre:
CNISONDAGEMMARÇO

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.