Deyvid Aleksandr Raffo Setti/Wikimedia Commons
Deyvid Aleksandr Raffo Setti/Wikimedia Commons

finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Colheita de trigo já alcança quase um terço da área no Paraná, diz Deral

O Departamento de Economia Rural disse nesta terça-feira que a área colhida está em 29%, salto de 11 pontos percentuais ante relatório divulgado em 9 de setembro

REUTERS

16 de setembro de 2014 | 16h09

A colheita de trigo do Paraná, principal Estado produtor do cereal no Brasil, avançou com força na última semana para praticamente um terço da área plantada.

O Departamento de Economia Rural, do governo estadual, disse nesta terça-feira que a área colhida está em 29 por cento, salto de 11 pontos percentuais ante relatório divulgado em 9 de setembro.

"É um quadro normal da evolução da colheita do trigo. O tempo está ajudando em várias regiões. Houve chuvas, mas pontuais, com pequenos volumes", disse a engenheira agrônoma Juliana Yagushi, do Deral.

Com o avanço dos trabalhos, os produtores já colheram pouco mais de 1 milhão de toneladas, de um total projetado em um recorde de cerca de 4 milhões de toneladas.

As lavouras paranaenses continuam em ótimas condições na comparação com a semana passada, com 86 por cento delas recebendo a melhor classificação no levantamento do Deral e apenas 1 por cento em condição "ruim".

No Rio Grande do Sul, outro importante Estado produtor de trigo, a colheita ainda está distante. Nenhuma lavoura estava madura até a semana passada, quando a Emater/RS divulgou seu último informativo com informações de safra.

O Brasil deverá ter uma safra recorde de 7,67 milhões de toneladas, contra 5,53 milhões em 2013.

(Por Gustavo Bonato)

Tudo o que sabemos sobre:
COMMODSTRIGOCOLHEITAPARANA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.