Com melhora de expectativas, prévia da confiança da indústria sobe em outubro

A prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) brasileira subiu 1,8 por cento em outubro sobre o resultado final de setembro que, se confirmado, será o primeiro resultado positivo do ano devido à melhora das expectativas.

REUTERS

23 de outubro de 2014 | 08h48

Segundo informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira, o índice atingiu 82,6 pontos, sobre 81,1 em setembro.

O Índice de Expectativas (IE) foi o responsável pelo resultado, com avanço de 5,7 por cento, para 86,6 pontos, o maior nível desde maio passado.

O resultado foi suficiente para compensar a queda de 2,1 por cento no Índice da Situação Atual (ISA), para 78,6 pontos, menor patamar desde março de 2009 (78,5).

A FGV destacou ainda que, "em linha com as percepções negativas sobre a situação atual dos negócios", o resultado preliminar do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) teve queda de 0,8 ponto percentual, para 82,2 por cento.

A produção industrial brasileira avançou 0,7 por cento em agosto frente a julho, último dado disponibilizado pelo IBGE, mas ainda mostrava contração no ano em meio ao cenário de atividade econômica fraca.

(Por Camila Moreira)

Tudo o que sabemos sobre:
MACROCONFIANCAINDUSTRIA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.