Publicidade

Com mudança, só 13 milhões declarariam Imposto de Renda

Há cerca de 20 milhões de pessoas com rendimentos acima do limite atual de isenção; como a população de adultos está em torno de 150 milhões e 160 milhões, esse grupo que está entre os 15% mais ricos do País

Foto do author Adriana Fernandes
Por Adriana Fernandes e Camila Turtelli
Atualização:

BRASÍLIA - Segundo o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e especialista em reforma tributária, Rodrigo Orair, há no País cerca de 20 milhões de pessoas com rendimentos acima do limite atual de isenção. Como a população de adultos está em torno de 150 milhões e 160 milhões, esse grupo que está entre os 15% mais ricos do País. “Caso o limite de isenção seja elevado para R$ 3 mil, a medida beneficiaria cerca de 7 milhões de pessoas”, diz. 

PUBLICIDADE

Com isso, a base de contribuintes do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) passaria para 13 milhões. Orair destaca que a medida não afetaria somente as pessoas que deixariam de recolher o imposto, mas todos os contribuintes, que pagariam menos imposto. “Os 13 milhões, incluindo os mais ricos, seriam beneficiados pelo limite de isenção”, destaca.

Tramitação

Após a extinção da Comissão Mista de Reforma Tributária e acordo de fatiamento dos projetos, não houve indicação formal dos relatores pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL). As indicações só deve ocorrer depois da instalação da comissão especial de reforma administrativa. Aliado de Lira na campanha para eleição da presidência da Câmara, Luis Miranda (DEM-DF)é um dos candidatos a relatar o projeto. Celso Sabino (PSDB-PA) é também cotado para a vaga.

Grandes investidores sentirão mais o peso da carga tributária com proposta de reforma do governo. Foto: Felipe Siqueira/Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.