Imagem Fábio Alves
Colunista
Fábio Alves
Conteúdo Exclusivo para Assinante

Com mudanças, Banco Central fica mais 'dovish'

A ida de Luiz Awazu Pereira da Silva para o lugar de Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo na diretoria de Política Econômica do Banco Central (BC) dará um perfil menos 'hawkish' à condução da política monetária, o que no jargão, em inglês, do mercado financeiro significa dizer um caráter menos agressivo na hora de o BC fazer um aperto monetário.

Fábio Alves, O Estado de S.Paulo

06 Fevereiro 2015 | 02h05

Isso porque, na visão de analistas e investidores do mercado financeiro, Awazu é um reconhecido 'pombo', ou 'dove', na tradução direta em inglês, isto é, ele é percebido como uma autoridade monetária com inclinação mais expansionista do que contracionista.

Já Carlos Hamilton era percebido pelo mercado financeiro como o 'falcão' do BC, ou 'hawk', na tradução em inglês. Para analistas e investidores, Carlos Hamilton era o maior combatente da inflação e das expectativas inflacionárias.

Foram dele muitos votos de dissenso quando o Copom tomou decisões de política monetária menos contracionistas do que a opinião do diretor que está deixando o cargo a pedido.

A pergunta repetida por um renomado economista brasileiro é: já implicará a condução da diretoria de Política Econômica por Awazu uma redução do ritmo do ciclo atual de aperto monetário para uma elevação da taxa Selic de 0,25 ponto porcentual na reunião do Copom do dia 4 de março, em comparação com a alta de 0,50 ponto porcentual do último encontro, em janeiro?

É possível que, na abertura dos mercados nesta sexta-feira, a curva de juros possa refletir o perfil 'dovish' de Awazu.

Em relação a Tony Volpon, que assume a diretoria de Assuntos Internacionais no lugar de Awazu, dois economistas ouvidos pelo Broadcast não conseguiram identificar um viés ideológico em termos de política monetária do novo membro da diretoria do BC. Volpon deixa o cargo de diretor-executivo e chefe de pesquisas para mercados emergentes das Américas da corretora japonesa Nomura Securities.

Será preciso esperar as primeiras declarações de Volpon como diretor do BC para identificar em que lado ele pode estar mais associado: a dos 'pombos' - ao lado de Awazu - ou dos 'falcões' - que era liderado por Carlos Hamilton.

* Jornalista do Broadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.