Nacho Doce/Reuters
Nacho Doce/Reuters

Com tarifas, montadoras alertam Trump para alta de US$ 45 bi em custo de veículos

Grupo que representa GM, Toyota e Volkswagen, entre outras gigantes do setor, vai apresentar comentários escritos ao Departamento de Comércio dos EUA no final desta semana

Reuters

26 Junho 2018 | 18h51

WASHINGTON- Um grupo automotivo informou nesta terça-feira, 26, que diria ao governo do presidente norte-americano, Donald Trump, que uma ameaça dos Estados Unidos de impor uma tarifa de até 25% sobre veículos importados custaria aos consumidores norte-americanos 45 bilhões de dólares por ano, ou 5.800 dólares por veículo.

+ Trump ameaça impor mais tarifas a produtos importados

A Aliança de Fabricantes de Automóveis, um grupo que representa General Motors, Toyota Motor, Volkswagen e outras grandes montadoras, vai apresentar comentários escritos ao Departamento de Comércio dos EUA no final desta semana, disse a porta-voz Gloria Bergquist.

+ Trump ameaça 'taxar como nunca antes' se Harley-Davidson retirar produção dos EUA

“Em todo o país, essa tarifa atingiria os consumidores norte-americanos com uma taxa de quase 45 bilhões de dólares, com base nas vendas de automóveis de 2017. Isso anularia em grande parte os benefícios da reforma tributária (aprovada no final do ano passado)”, disse Bergquist, antecipando os comentários.

+ Harley-Davidson culpa tarifas europeias e deve tirar parte da produção dos EUA

Os consumidores também enfrentariam custos mais altos de autopeças importadas quando comprassem veículos de montadoras norte-americanas e estrangeiras, disse a porta-voz.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.