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Companhia aérea Virgin produz filme longo e tedioso para dizer que viajar em outra companhia pode ser uma experiência desagradável

O Estado de S.Paulo

17 de outubro de 2014 | 02h05

A companhia aérea Virgin Airlines lançou um filme publicitário nesta semana que tem a duração do voo de Newark (New Jersey) a San Francisco (Califórnia): 5 horas e 45 minutos. O vídeo, tedioso (e com a pretensão de sê-lo), mostra como é voar no que a Virgin chama de "Blah Airlines", o tipo de companhia que não oferece entretenimento, não tem comida de verdade (só amendoim) e cujas aeronaves têm assentos duros que mal reclinam. Isso, somado a criança chorando, ronco, assobios e mensagens inoportunas no alto-falante, é a razão para os passageiros enfadados - representados no filme por manequins.

Criado pela agência Eleven San Francisco, o vídeo repercutiu no meio publicitário. "O cliente e a agência merecem muito crédito por terem lançado mão de uma ideia tão peculiar e se comprometido realmente com os detalhes, sabendo que quase ninguém veria a coisa toda", diz o site da Adweek.

O pedido inicial da companhia aérea à agência foi o de mostrar às pessoas que nunca viajaram de Virgin que há um jeito melhor de voar. A Eleven, então, decidiu investir em um vídeo para evidenciar o quão desinteressante são os voos em que as pessoas estão ali no "piloto automático", só para juntar milhas.

O zunido constante do motor do avião acompanha todos os segundos das quase seis horas do filme, o que torna desafiadora a tarefa de assistir pelo menos a alguns minutos do vídeo. Quem tiver a paciência de ver tudo ou de correr o olhos em diferentes pontos do filme, no entanto, vai se deparar com alguns momentos cômicos. Por volta da segunda hora, a aeromoça pega o alto-falante para ensinar aos passageiros como jogar a brincadeira infantil "pedra, papel e tesoura", em detalhes. Mais adiante, o protagonista olha pela janela e vê, do lado de fora do avião, outro manequim - numa referência ao episódio Pesadelo a 20 mil pés de altura, do filme No Limite da Realidade, de 1983, em que um homem acredita haver uma criatura querendo danificar a aeronave em que ele está.

Além do filme, que está disponível no YouTube e no serviço de entretenimento das aeronaves da Virgin, a agência criou o site blahairlines.com e um perfil no Twitter (só com tuítes chatos). "Nós oferecemos amendoim salgado e sem sal. Para a sua conveniência, eles são combinados em uma embalagem."

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