26 de março de 2010 | 14h28
A OMC disse que o volume do comércio de mercadorias pode aumentar 9,5 por cento após cair 12,2 por cento em 2009, a maior contração em mais de 70 anos.
A previsão de crescimento este ano compreende 7,5 por cento para países desenvolvidos e 11 por cento para nações em desenvolvimento, acrescentou o comunicado.
O prognóstico foi divulgado no momento em que os 153 membros da OMC decidiram acelerar as negociações da Rodada de Doha, lançada no final de 2001 para liberar o comércio mundial e ajudar países pobres a prosperarem através de mais comercialização, mas o prazo para se chegar a um acordo em 2010 foi derrubado e não há um novo cronograma.
"Apesar de termos tido algum progresso desde 2008, não há como negar que nós não estamos onde gostaríamos de estar no momento", disse o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, durante uma reunião do Comitê de Negociações Comerciais da OMC.
Lamy disse durante coletiva de imprensa que nenhum dos membros pediu a suspensão da Rodada de Doha.
E ele acrescentou que a revitalização do comercial mundial este ano frente a contínuas pressões protecionistas mostrou o valor do sistema global de comercialização.
Encontrou algum erro? Entre em contato