PUBLICIDADE

Comissão Europeia abre inquérito contra a IBM

Suspeita é de que a empresa abusou da sua posição dominante no mercado de computadores de grande porte 

Por Álvaro Campos e da Agência Estado
Atualização:

A Comissão Europeia abriu nesta segunda-feira, 26, um inquérito antitruste contra a IBM por causa da suspeita de que a companhia abusou da sua posição dominante no mercado de computadores de grande porte (mainframes).

PUBLICIDADE

O inquérito está dividido em duas investigações separadas, uma analisando uma denúncia da T3 e da Turbo Hercules, pequenas produtoras de software, que acusam a IBM de atrelar ilegalmente o hardware de seus grandes computadores a seu próprio sistema operacional. A segunda investigação é sobre um suposto tratamento desigual com fornecedores concorrentes de serviços de manutenção para computadores mainframe e foi instaurada por iniciativa da própria comissão.

A IBM disse que vai colaborar totalmente com as investigações, mas afirmou que as acusações da T3 e da Turbo Hercules não têm fundamento e são influenciadas por alguns dos maiores competidores da empresa, principalmente a Microsoft. "Não existe mérito nas acusações que estão sendo feitas pela Microsoft e seus parceiros", disse a IBM em comunicado.

A Microsoft é parceira da T3, mas já disse anteriormente que não participa da queixa da T3, apesar de ter investido na empresa. Contudo, a Microsoft partilha da crença da T3 de que "é preciso ter uma maior franqueza e poder de escolha para os clientes do mercado de computadores mainframe".

A T3 e a Turbo Hercules esperam que o inquérito leve a IBM a ser forçada a abrir seu modelo de licenciamento para permitir que os clientes escolham que tipo de hardware eles querem usar com o sistema operacional da IBM.

Em 2009, aproximadamente € 8,5 bilhões foram gastos no mundo e € 3 bilhões na Europa em computadores mainframe e respectivos sistemas operacionais, de acordo com a Comissão Europeia. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.