Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Como declarar o Imposto de Renda online?

Você não leu errado, existe a possibilidade de declarar o IR sem ter que realizar download da plataforma da Receita Federal

Felipe Siqueira, O Estado de S.Paulo

14 de maio de 2022 | 10h00

Nós já chegamos a citar em outra reportagem que é possível declarar o Imposto de Renda de maneira online, sem ter que baixar o programa da Receita Federal. Agora, vamos explicar como. 

Por meio de uma aba da internet, será necessário acessar este link, do eCAC, serviço virtual da Receita Federal que possui os serviços do Fisco ao cidadão. Ao fazer o login, é recomendável utilizar uma conta Gov.BR, do governo federal, em nível de segurança prata ou ouro (veja como fazer isso aqui). Isso porque, com este tipo de autenticação, é possível ter acesso às funcionalidades de maneira gratuita. 

Ao acessar o sistema, clique em Meu Imposto de Renda. Na caixinha “Declaração”, será possível entrar na parte “Preencher Declaração Online”. Selecione o ano e vá até “Iniciar Declaração”

Os códigos e as regras são as mesmas para a plataforma tradicional da Receita. A diferença fica por conta do layout da página, o design, que é um pouco diferente e pode causar um certo estranhamento de início. 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.