Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Extrato do INSS para Imposto de Renda 2022: saiba como obter o informe de rendimento

Documento para declaração do imposto de renda pode ser acessado por meio do site ou do aplicativo do INSS; veja orientações

Redação, O Estado de S.Paulo

17 de fevereiro de 2022 | 11h04
Atualizado 19 de abril de 2022 | 12h02

Possui dúvidas se você é obrigado a declarar IR neste ano? Ouça o boletim Entenda Seu IR

O extrato de 2021 do INSS para o informe de rendimentos do Imposto de Renda já pode ser consultado. Acessar o documento é simples e pode ser feito de maneira online, sem a necessidade de comparecer a uma agência da Previdência Social. Há duas maneiras: pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo. 

Pelo site 

Ao entrar no site Meu INSS, utilize o login Gov.br, domínio do governo federal. Logo na página inicial do beneficiário, o benefício ativo estará à vista. Desça a tela e encontre a aba "Outros Serviços”. Por lá, clique em “Ver mais”. O primeiro item da 2ª linha possui um ícone de “Leão”, com a frase “Extrato de Imposto de Renda”. Clique nele. 

A página que se abre te dá a opção de selecionar o ano-calendário, também conhecido como ano-base, que é o período contemplado pela declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Por exemplo, para a prestação de contas ao Fisco de 2022, o ano-base é 2021. Para o IR de 2021, preenchido no ano passado, o ano-calendário foi 2020 - e assim por diante. 

Após selecionar o ano-calendário, clique no benefício em que deseja acessar o extrato do IR. Com isso, o informe de rendimentos, com dados como “Fonte pagadora”, “Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte” e “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva (rendimento líquido)”, será disponibilizado no próprio site. Mas, caso prefira, é possível baixar o documento, em PDF, para deixá-lo salvo. 

Pelo aplicativo

Pelo aplicativo de celular, que pode ser baixado para Android e iOS, o caminho é semelhante. O login é feito por meio do Gov.br e, ao descer a tela, também na aba de “Outros Serviços”, é só clicar no “Extrato de Imposto de Renda” - neste caso, ele é o terceiro ícone da 2ª linha. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.