Marcio Fernandes/Estadão
Marcio Fernandes/Estadão

Imposto de Renda: como regularizar o CPF?

Há consequências em não entregar IR, sendo que o CPF é um dos primeiros a “sofrer” com isso; saiba como resolver a situação

Felipe Siqueira, O Estado de S.Paulo

31 de maio de 2022 | 10h00

Ter problemas com o CPF é um grande empecilho na vida de um cidadão. E o Imposto de Renda pode ser um caminho para causar um desses problemas. Vale lembrar que há outras irregularidades possíveis para o documento nacional, mas vamos focar no assunto que envolve diretamente o IR. 

De acordo com a Receita Federal, o primeiro passo é entender o que está acontecendo com o seu documento. 

Se o IR estiver relacionado à questão, o CPF estará pendente de regularização. Neste caso, significa que uma declaração não foi entregue. E o que fazer se isso aconteçer? Vamos nos basear por aqui em uma página de recomendações no site oficial da Receita Federal. 

No Portal eCAC, sistema virtual de serviços ao contribuinte do Fisco, será necessário verificar qual é a declaração faltante. O recomendável é utilizar conta Gov.br, em nível prata ou ouro, para ter acesso a mais funcionalidades - gratuitamente. 

Ao verificar a pendência, o contribuinte precisará entregar a declaração que está pendente - seja online ou por meio do app Meu Imposto de Renda, por exemplo. Assim que isso for feito, o documento deverá ser regularizado. A Receita informa que, normalmente, isso é feito até o dia seguinte. 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.