Christopher Aluka Berry/Reuters - 4/1/2019
Christopher Aluka Berry/Reuters - 4/1/2019

'Como secretária do Tesouro, trabalharei para reconstruir sonho americano', diz Janet Yellen

Ex-presidente do Federal Reserve escreveu em sua conta oficial no Twitter que os EUA enfrentam 'grandes desafios como país'; indicação para o cargo foi confirmada nesta segunda-feira

Iander Porcella, O Estado de S.Paulo

30 de novembro de 2020 | 13h30

A ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Janet Yellen, que comandará o Departamento do Tesouro no governo de Joe Biden, escreveu em sua conta oficial no Twitter, nesta segunda-feira, 30, que os Estados Unidos enfrentam "grandes desafios como país". A indicação dela para o cargo foi confirmada nesta segunda pela equipe do democrata.

"Para nos recuperarmos, devemos restaurar o sonho americano - uma sociedade onde cada pessoa pode atingir seu potencial e sonhar ainda mais alto para seus filhos", afirmou Yellen. "Como secretária do Tesouro, trabalharei todos os dias para reconstruir esse sonho para todos", acrescentou.

A indicação de Yellen para comandar o Tesouro havia sido divulgada na semana passada pela imprensa americana e impulsionou uma alta nos mercados acionários, já que a ex-presidente do Fed deve defender mais estímulos fiscais.

Yellen será a primeira mulher a comandar o Tesouro. Ela foi presidente do Fed entre 2014 e 2018 e atuou na formulação de políticas para mitigar os impactos da crise financeira de 2008. No final dos anos 1990, foi a principal conselheira econômica do então presidente Bill Clinton durante a crise financeira da Ásia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.