Compra de ônibus é maior que o total dos últimos 4 anos, diz Mercadante

Programa anunciado pelo governo e comentado pelo ministro da Educação prevê a aquisição de 8.570 ônibus por R$ 1,714 bilhão para as escolas

Renata Veríssimo e Célia Froufe, da Agência Estado,

27 de junho de 2012 | 13h12

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a aquisição de 8.570 ônibus do PAC Equipamentos é uma aquisição maior que a realizada nos últimos quatro anos. Segundo ele, é uma resposta ágil do governo à crise externa. Mercadante destacou que os ônibus são o que há de mais moderno. "Não há nada mais republicano do que cada criança chegar da mesma forma na escola", disse.

O ministro também destacou a distribuição de mobiliário estudantil para Estados e Municípios. "Estas cadeiras têm estrutura ergonométrica avançada", informou. Mercadante disse que também estão sendo assinados convênios para a construção de 1.298 quadras de esporte cobertas. Ele informou que todo o processo será eletrônico, desde o pregão até o controle dos gastos. Mercadante disse que os recursos serão repassados dois dias após a assinatura dos contratos. Também avisou que haverá uma cobrança para que os prefeitos façam as prestações de contas rapidamente para que o governo possa continuar distribuindo recursos para os municípios.

Fabricantes

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), José Martins, afirmou que o setor tem condições de produzir entre 50 e 60 veículos por dia, para atender a demanda do governo no programa PAC Equipamentos.

"Economistas dizem que crises não se resolvem com arrocho, e alguns países europeus estão percebendo isso. Crises se resolvem com estímulos ao investimento e com retomada da produção pelas indústrias", disse Martins. "Queremos chegar à capacidade dos Estados Unidos, que produzem de 35 mil a 40 mil ônibus escolares por ano, e é um ícone do país presente em todos os filmes", completou o executivo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.