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Compra do exterior subiu após abertura comercial

Por Paulo Justus
Atualização:

A importação de automóveis no Brasil ganhou mais espaço no início dos anos 90, quando o então presidente Fernando Collor de Mello chamou os carros nacionais de "carroças". Foi exatamente no governo Collor que teve início a abertura da economia para as importações, com o fim de reservas de mercado. Collor prometia varrer das ruas brasileiras as "carroças", facilitando a entrada no País de modelos modernos. A primeira leva de carros importados, porém, foi de autênticas "carroças" russas, da fábrica Lada. Tecnologicamente tão antiquados quanto as "carroças" brasileiras, os Ladas viraram símbolo do início dessa era. Após anos e anos de restrição às importações, a indústria nacional em geral, e a automobilística, em particular, teve de acordar para a necessidade de melhoria da qualidade de seus produtos, com redução de custos e de preço. Ainda em 1990, a General Motors, por exemplo, negociou com fornecedores a redução em 15% do preço das autopeças. O recorde de importação de veículos ocorreu em 1995, primeiro ano cheio do Plano Real, quando foram importados 321 mil veículos, enquanto as exportações ficaram em 263 mil unidades.

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