Comprar ativo atrelado a hipoteca é viável, diz Bernanke

O presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, disse hoje que o banco central vai considerar a compra de mais ativos atrelados a hipotecas para fornecer apoio adicional ao mercado imobiliário enfraquecido dos Estados Unidos. "Os problemas no setor são claramente a grande razão por que nossa economia não está se recuperando com mais rapidez", disse Bernanke. "Acho que a compra de ativos atrelados a hipotecas é uma opção viável; certamente é algo que vamos considerar se as condições forem apropriadas".

PAULA MOURA, Agencia Estado

02 de novembro de 2011 | 17h38

Além disso, afirmou que "em última análise, gostaríamos de reduzir nosso portfólio somente para Treasuries - o que pode ser algo mais para frente no momento".

MF Global - Ben Bernanke disse ainda que o colapso da corretora MF Global Holdings Ltd. parece ser um caso isolado e que o Banco Central não perderá dinheiro nas transações realizadas com a companhia.

A MF Global, corretora de commodities e derivativos, pediu concordata no início da semana após apostar erroneamente na dívida europeia. "Paramos de negociar com eles antes que falissem e não tivemos prejuízos ou outras consequências de nossas transações com a empresa", disse Bernanke.

Questionado sobre se a MF Global era um caso isolado, ele disse "parece que sim". O presidente do Fed também afirmou que "estamos monitorando os impactos nos mercados de financiamento, entre outros, e até agora não vimos nenhum impacto significativo sobre a estabilidade financeira".

Bernanke lembrou que quando o Fed de Nova York aprovou a MF Global como primary dealer, "a empresa alcançava os requisitos necessários em termos de gerenciamento, condição financeira, capacidade, etc." E disse que "aprová-la como primary dealer não constituía, de maneira alguma, um selo de aprovação". As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.