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Computação humana

Existem problemas que os computadores ainda não conseguem resolver sozinhos. Os pesquisadores da computação humana procuram combinar pessoas e máquinas para atacar questões complexas, ainda intratáveis exclusivamente pelos algoritmos. Essa é a área de atuação de Luis von Ahn, um dos pioneiros do crowdsourcing, do aproveitamento do trabalho das multidões via rede.

RENATO CRUZ, O Estado de S.Paulo

19 de maio de 2013 | 02h05

Nascido em 1979 na Guatemala, Von Ahn ensina ciência da computação na Universidade Carnegie Mellon e já vendeu duas empresas que criou para o Google: a ESP Game e a reCaptcha. Na semana passada, participou do evento WWW2013, no Rio, e falou sobre sua nova empresa, a Duolingo, que dá aulas gratuitas de idioma via internet.

Um problema que os computadores ainda não conseguem resolver, e que estava por trás da ESP Game, é a classificação de imagens. Uma imagem era mostrada ao mesmo tempo a duas pessoas, que precisavam oferecer classificações óbvias para elas. O sistema só apresentava outra imagem quando as duas davam a mesma classificação.

O reCaptcha serve para garantir que as pessoas são realmente pessoas na internet, e não robôs. Antes de acessar uma informação ou submeter um formulário, o usuário recebe a imagem distorcida de duas palavras, e tem de digitá-las. Essas palavras vêm de livros escaneados, que os sistemas automatizados tiveram dificuldade de decifrar. Ao digitar as palavras, além de provar sua humanidade, o usuário ajuda a digitalizar os textos.

A nova empresa de Von Ahn é uma escola virtual de línguas, mas não é só isso. Ao fazer a lição, os alunos traduzem textos verdadeiros da internet. O modelo de negócios da empresa é oferecer ensino grátis a pessoas e cobrar das empresas pelo serviço de tradução. "O mercado de tradução movimenta cerca US$ 30 bilhões por ano", apontou o professor.

Vários alunos recebem o mesmo texto para traduzir, e o sistema consegue saber qual é a melhor tradução, estatisticamente. "A combinação de estudantes e computadores oferece um resultado tão bom quanto o de um tradutor profissional", disse Von Ahn. Ele classificou sua empresa de movida a dados. O método de ensino é aperfeiçoado com testes feitos diretamente com os usuários do Duolingo. "Meu sonho é ter milhões de crianças trabalhando de graça para mim", brincou Von Ahn.

Existem outras empresas que exploram comercialmente no crowdsourcing. É o caso do Mechanical Turk, da Amazon. Trata-se de um mercado eletrônico em que empresas contratam pessoas para pequenas tarefas via internet, como classificar informações. A diferença em relação aos projetos de Luis von Ahn é que neles as tarefas são transformadas em serviços gratuitos para quem as realiza.

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