Conab estima safra de 48,83 milhões sacas de café no Brasil em 2015

A safra de café do Brasil em 2015 deverá atingir 48,83 milhões de sacas de 60 kg, disse nesta quinta-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em relatório com perspectivas para a agropecuária no país na próxima temporada.

REUTERS

11 de setembro de 2014 | 20h13

A previsão indica aumento da produção de 9,6 por cento ante as 44,57 milhões de sacas estimadas pela Conab para 2014, uma temporada de amplas perdas nos cafezais brasileiros devido a uma forte seca no início do ano.

A estimativa da safra de 2014 foi feita em maio. Agora que a colheita está praticamente encerrada, a Conab deverá divulgar uma nova projeção na semana que vem.

A Conab disse, por meio da assessoria de imprensa, que os dados de 2015 foram calculados com base em tendências e estatísticas, e não em pesquisas de campo. A primeira estimativa oficial da companhia para a temporada 2015 está prevista para 9 de janeiro.

A projeção publicada nesta quinta-feira leva em consideração uma queda projetada de 1,64 por cento na área plantada de café arábica na temporada, seguindo a tendência dos últimos cinco anos. Para a área de café robusta há expectativa de estabilidade.

Para chegar à estimativa da próxima colheita, a Conab cruzou os dados de área com a tendência média de crescimento de produção em anos de bienalidade negativa (como é o caso de 2015), de 13,17 por cento.

(Por Gustavo Bonato)

Tudo o que sabemos sobre:
COMMODSCAFECONAB*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.