
11 de setembro de 2014 | 20h13
A previsão indica aumento da produção de 9,6 por cento ante as 44,57 milhões de sacas estimadas pela Conab para 2014, uma temporada de amplas perdas nos cafezais brasileiros devido a uma forte seca no início do ano.
A estimativa da safra de 2014 foi feita em maio. Agora que a colheita está praticamente encerrada, a Conab deverá divulgar uma nova projeção na semana que vem.
A Conab disse, por meio da assessoria de imprensa, que os dados de 2015 foram calculados com base em tendências e estatísticas, e não em pesquisas de campo. A primeira estimativa oficial da companhia para a temporada 2015 está prevista para 9 de janeiro.
A projeção publicada nesta quinta-feira leva em consideração uma queda projetada de 1,64 por cento na área plantada de café arábica na temporada, seguindo a tendência dos últimos cinco anos. Para a área de café robusta há expectativa de estabilidade.
Para chegar à estimativa da próxima colheita, a Conab cruzou os dados de área com a tendência média de crescimento de produção em anos de bienalidade negativa (como é o caso de 2015), de 13,17 por cento.
(Por Gustavo Bonato)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.