Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Confiança da indústria paulista é a melhor desde abril de 2008

Pesquisa da Fiesp indica intenção dos industriais de contratar funcionários e elevar os investimentos

Anne Warth, da Agência Estado,

13 de agosto de 2009 | 11h32

A confiança dos empresários da indústria paulista atingiu o melhor nível desde abril de 2008. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a pesquisa Sensor atingiu 56,5 pontos na primeira quinzena de agosto ante 54,1 ponto na segunda quinzena de julho e 52,9 na primeira quinzena.

 

O resultado é também o segundo maior de toda a série histórica da pesquisa iniciada em 2006. Em abril do ano passado, o indicador estava em 57,5 pontos.

 

Dos cinco itens que compõem o Sensor, os melhores números foram apresentados por Mercado, com 63,3 pontos, e Vendas, com 60,2. Os itens Emprego e Investimentos também apresentaram resultados positivos, respectivamente 54,4 pontos e 55,6 pontos, indicando a intenção dos industriais de contratar funcionários e elevar os investimentos. O único item que continua abaixo dos 50 pontos, patamar considerado de equilíbrio, é o Estoque, com 47,7 pontos.

 

Apesar disso, o resultado não pode ser avaliado como ruim pois mostra uma forte evolução em relação às últimas pesquisas. Na segunda quinze a de julho, ele estava em 41,7 pontos e, na primeira quinzena, 40,4. Embora ainda esteja abaixo do nível de equilíbrio, o comportamento dos Estoques mostra que as empresas estão muito próximas de reduzir os estoques excessivos decorrente dos impactos da crise no País.

Tudo o que sabemos sobre:
indústriaSão Pauloconfiança

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.