Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Confiança do consumidor brasileiro cai 8 pontos em março

 Estiagem e a inflação dos alimentos podem ter levado a essa queda  

Francisco Carlos de Assis , Agência Estado

14 de abril de 2014 | 15h45

São Paulo - A confiança do consumidor brasileiro caiu 8 pontos na escala do Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo (INC ACSP/Ipsos) em março: de 145 pontos em fevereiro para 137 pontos. São dois os fatores que, segundo associação, podem ter levado a essa queda da confiança: a estiagem e a inflação, em especial a dos alimentos.

 

Ainda de acordo com a ACSP, estes dois fatores também podem estar por trás da queda da confiança do consumidor em relação ao emprego e à sua situação financeira futura. Por consequência, a intenção de compras de carros e imóveis também foi menor em março.

 

Há um ano, o INC marcava 149 pontos e em 2012, 164 pontos. Os técnicos da ACSP ponderam, no entanto, que apesar da queda registrada em março, o indicador de confiança não gera preocupação por não ter se estabilizado, ainda, abaixo dos 100 pontos, que é a marca divisória entre otimismo e pessimismo dos consumidores.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.