Confiança do consumidor brasileiro é a maior desde 2005

A confiança do consumidor brasileiroaumentou 5,2 por cento em dezembro frente a novembro, segundoíndice da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgado nestaquarta-feira. O indicador alcançou 120,3 pontos, o maior nível da sériehistórica da FGV, iniciada em setembro de 2005. A avaliação sobre a situação atual da economia e asexpectativas para os próximos meses melhoraram. "Em relação aos próximos meses, o quesito que teve maiorinfluência sobre o índice de confiança foi a expectativa decompras de bens duráveis", detalhou a FGV. A parcela de consumidores que esperam gastar mais subiu de20,5 para 25,1 por cento, enquanto a dos que prevêem gastarmenos diminuiu de 23,7 para 18,1 por cento. A sondagem é feita com base em uma amostra de mais de 2 mildomicílios em sete das principais capitais do país. A coleta dedados ocorreu entre 30 de novembro e 19 de dezembro. (Por Daniela Machado)

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.