Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Confiança do consumidor cai 8 pontos em março, diz ACSP

A confiança do consumidor brasileiro caiu 8 pontos na escala do Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo (INC ACSP/Ipsos) em março, de 145 pontos em fevereiro para 137 pontos. São dois os fatores que, segundo ACSP, podem ter levado a essa queda da confiança: a estiagem e a inflação, em especial a dos alimentos.

FRANCISCO CARLOS DE ASSIS, Agencia Estado

14 de abril de 2014 | 12h00

Ainda de acordo com a ACSP, estes dois fatores também podem estar por trás da queda da confiança do consumidor em relação ao emprego e à sua situação financeira futura. Por consequência, a intenção de compras de carros e imóveis também foi menor em março.

Há um ano, o INC marcava 149 pontos e em 2012, 164 pontos. Os técnicos da ACSP ponderam, no entanto, que apesar da queda registrada em março, o indicador de confiança não gera preocupação por não ter se estabilizado, ainda, abaixo dos 100 pontos, que é a marca divisória entre otimismo e pessimismo dos consumidores.

Tudo o que sabemos sobre:
ACSPconfiança do consumidormarço

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.