Confiança do consumidor da FGV cai 1,1% em dezembro

A confiança do consumidor caiu pelo terceiro mês consecutivo em dezembro. É o que revelou na manhã desta sexta-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que mostrou queda de 1,1% neste mês ante novembro, após cair 1,4% em novembro contra outubro, na série com ajuste sazonal.

FERNANDA NUNES, Agencia Estado

21 de dezembro de 2012 | 08h32

Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (sendo que, quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), passou de 120,0 pontos para 118,7 pontos de novembro para dezembro. "Apesar de se manter em patamar superior à média histórica, o índice agora passa a apresentar tendência declinante também quando expresso em média móvel trimestral", informou a FGV, em nota.

O ICC é dividido em dois indicadores. O Índice de Situação Atual (ISA) mostrou queda de 2,3% este mês após cair 0,7% em novembro. Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 0,3% em dezembro após cair 1,9% em novembro. "Em dezembro, a redução do nível de satisfação dos consumidores com as finanças pessoais foi o movimento que mais influenciou na queda do ICC", segundo a FGV.

O indicador, que vinha se mantendo em torno dos 116 pontos nos seis meses anteriores, passou a 112,4 pontos em dezembro, no menor nível desde abril de 2010 (111,0). Ainda segundo a Fundação, o ICC caiu 0,6% em dezembro na comparação com igual mês em 2011. No mês passado, o indicador nesta comparação avançou 0,9% ante dezembro de 2011.

O levantamento abrange amostra de mais de 2 mil domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 30 de novembro e 19 de dezembro.

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