Confiança do consumidor da zona do euro continua a perder força

Índice cai para -11,4 em janeiro, de -11 em dezembro, marcando o segundo mês consecutivo de declínio 

Clarissa Mangueira, da Agência Estado,

20 de janeiro de 2011 | 13h31

A confiança do consumidor nos 17 países que usam o euro continuou a perder força em janeiro, refletindo as preocupações sobre as perspectivas econômicas e o mercado de trabalho.

A Comissão Europeia disse que a medida de confiança do consumidor na zona do euro caiu para -11,4 em janeiro, de -11,0 em dezembro, marcando o segundo mês consecutivo de declínio.

A queda foi menor do que a esperada, com os economistas prevendo um recuo da confiança para -12,0 em janeiro.

Na sua estimativa preliminar, a Comissão Europeia não explicou as razões da queda. No entanto, o declínio em dezembro foi resultado de uma avaliação mais pessimista por parte dos consumidores sobre as perspectivas para a economia e do risco de ficarem desempregados.

Uma pesquisa divulgada pelo Banco Nacional da Bélgica na quarta-feira também mostrou que os consumidores estão mais pessimistas sobre as perspectivas para economia. As informações são da Dow Jones.  

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