Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

Confiança do consumidor paulistano cai após 6 meses

Após seis meses consecutivos sem baixas, a confiança do consumidor paulistano na economia brasileira voltou a registrar queda em novembro. É o que aponta o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado hoje pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). No mês em questão, o indicador apresentou ligeira retração de 0,7% ante outubro, passando dos 154,3 pontos para 153,1. A última baixa registrada pelo indicador foi observada em abril, de 2,6%. O indicador da Fecomercio-SP trabalha com uma escala de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar.

GUSTAVO URIBE, Agencia Estado

17 de novembro de 2009 | 17h23

Apesar da queda da confiança do consumidor, os economistas da entidade minimizam o resultado do índice em novembro. Eles atribuem a ligeira retração a um movimento de desaceleração do otimismo dos consumidores, desencadeado a partir de maio pelo arrefecimento dos desdobramentos da crise financeira mundial no País. Na avaliação dos economistas, o consumidor paulistano mantém um grau de otimismo bastante elevado, o que deve levar a um aquecimento das vendas no final do ano.

"O resultado do ICC de novembro mostra que o consumidor paulistano mantém um grau de otimismo bastante elevado, pressupondo que o nível de atividade econômica encontrou clara rota de recuperação", afirma Thiago Freitas, analista da Fecomercio-SP. Ele destaca que as medidas governamentais de estímulo ao consumo, como a redução da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no preço de diversos produtos, contribuiu para uma percepção mais positiva do consumidor. O analista ressalta também como fator de indução da confiança do consumidor o controle da inflação, que acaba preservando o poder de compra dos paulistanos. O ICC é apurado mensalmente pela Fecomercio-SP desde 1994. Na pesquisa, são ouvidos 2.100 consumidores no município de São Paulo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.