Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

Confiança do pequeno e médio empresário cai, diz Insper

O Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) caiu de 71 pontos no terceiro trimestre deste ano para 70,1 pontos no quarto, baixa de 1,3%, de acordo com pesquisa do Insper realizada em parceria com o Banco Santander. O resultado também é inferior ao registrado no quarto trimestre de 2012 (74,6 pontos).

RENAN CARREIRA, Agencia Estado

18 de setembro de 2013 | 10h40

"A pesquisa mostra que os empresários encontram-se menos otimistas em relação à economia brasileira, principalmente devido ao cenário macroeconômico de incertezas e de baixo crescimento", de acordo com o professor e pesquisador do Insper, José Luiz Rossi.

A queda na confiança pode ser observada em cinco das seis áreas apuradas pela pesquisa: economia, faturamento, lucro, empregados e investimento. O único que teve alta foi ramo de atividade, de 74,7 pontos no terceiro trimestre para 75,0 pontos no quarto. O destaque de baixa foi o quesito investimento, segundo a sondagem, ao cair de 68,1 pontos para 65,6 pontos entre os dois períodos.

Por ramo de atividade, a maior queda na confiança foi verificada entre os empresários da indústria, ao passar de 71,8 pontos para 69,1 pontos. O setor de comércio recuou de 70,7 pontos para 69,9 e o de serviços manteve a confiança estável em 71,2.

Segundo o levantamento, os empresários das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste se mostraram menos otimistas com a economia nacional. Na região Centro-Oeste, por exemplo, a queda da confiança foi de 5,2%. Já os empresários das regiões Norte e Sul se encontram mais otimistas. A região Sul apresentou o aumento mais significativo da confiança, de 1,8%.

O IC-PMN foi lançado em novembro de 2008 e tem frequência trimestral. O indicador mede a confiança dos empresários de pequenos e médios negócios e reflete suas perspectivas em relação ao futuro da economia, do seu setor e do seu próprio negócio. A pesquisa mais recente ouviu 1.403 empresários de todo o Brasil e de todos os setores da economia. Os dados foram coletados nos meses de agosto e setembro.

Tudo o que sabemos sobre:
confiançaInsper4º trimestre 2013

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.