PUBLICIDADE

Publicidade

Congresso dos EUA precisa aprovar reforma financeira, diz Fed

Ben Bernake defende ação legislativa para criar novos mecanismos de supervisão que evitem novas crises

Foto do author Cynthia Decloedt
Por Cynthia Decloedt (Broadcast) e da Agência Estado
Atualização:

O presidente do Fed, Ben Bernanke, pediu nesta sexta-feira, 23, ao Congresso dos Estados Unidos que atue em direção à aprovação de reformas financeiras, paralelamente ao trabalho do banco central para implementar uma série de medidas para ajudar a sustentar o sistema financeiro.

 

PUBLICIDADE

"Não podemos perder de vista a necessidade de reorientar a supervisão e fortalecer nosso atual arcabouço regulatório e legal para evitar o reaparecimento de eventos semelhantes aos dos últimos dois anos", disse. "Reguladores e supervisores podem ter uma importante participação, mas uma reforma financeira ampla exige a atuação do Congresso", afirmou o presidente do banco central, segundo informações da agência Dow Jones.

 

"Uma ação legislativa é necessária para criar novos mecanismos de supervisão do sistema financeiro, como um todo", afirmou Bernanke. O presidente do BC norte-americano participa de uma conferência em Chatham, Massachusetts, organizado pelo Fed de Boston. A conferência pretende explorar os motivos da crise financeira dos últimos dois anos e o que pode ser feito para evitar que se repita no futuro.

 

Bernanke não fez qualquer comentário sobre economia e política monetária em seu discurso. Mas afirmou que as condições financeiras melhoraram consideravelmente. Segundo ele, a crise financeira está se arrefecendo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.